Tarefa sem fim

Os dias parecem agora curtos demais. Ou será eu que acumulei tarefas demais?DSC_0009

Aulas e mais aulas, trabalhos atrasados, resenhas por fazer, planejamentos que ainda nem sei por onde começar…

Neste exato momento sei que deveria estar com a cara colada nos livros, em algum deles, em qualquer um dos muitos que me aguardam: há a prova de segunda-feira, o seminário de terça, o plano de aula para o fim do mês, e o plano de aula para uma data que ainda não foi definida, há o trabalho para entregar na próxima semana e ainda um outro que demanda pesquisa e escolha de um tema para apresentação… Mas minha cabeça rejeita o trabalho. Neste instante, nem consigo encontrar as palavras corretas…

Leio e releio um parágrafo, o mesmo parágrafo, várias vezes. Torno a reler na esperança de reter alguma informação, mas o cansaço já tomou conta de tudo e quando percebo, estou novamente imaginando a questão da prova, o resultado da prova – que a tomar pela qualidade de meus estudos nos últimos dias não pode ser bom.

Pego-me olhando para o nada, para o teto, para os gatos, para os livros, com um olhar perdido, o cabelo desgrenhado, o humor perturbado. A certeza de que o tempo tem corrido demais e que eu não consigo dar conta de tudo.

O coração acelera, a boca fica seca. A cabeça dói. Vou continuar. Viro de lado, mudo de lugar, levanto, acendo um cigarro, pego outro livro.

Antes de começar tudo isso parecia que o tempo passava lentamente… Lentamente demais. Agora parece escorrer. Mal abro os olhos pela manhã e, num breve piscar de olhos, lá está a noite a me afrontar: ” você não deu conta”.

É tanta coisa… Quando foi que eu pensei que era possível abraçar o mundo? De que maneira?

Não adianta lamentar… Amanhã acordo cedo novamente – porque hoje minha cabeça não quer mesmo colaborar – e reinicio essas tarefas que parecem não ter fim. Assim, ainda que não seja possível concluir tudo como eu esperava, não carregarei uma culpa tão grande como a que cresce por não manter a estrita ordem em meus papéis…

Deixe um comentário

